Jogo 1: Labirinto dos Padrões
Nesta atividade os alunos são estimulados a encontrar um caminho onde haja uma regra. O aluno parte da entrada e percorre até a saída trilhando um caminho por números que seguem uma regra.
Ex: Segue uma sequência de números pares; Segue uma sequência crescente; Segue dos múltiplos de 3. Entre outros.
Há diversas soluções para trilhar o caminho. Assim, ao final da atividade as soluções podem ser discutidas.
Aproveitando, pode-se explicar os conceitos de:
Comparação de números inteiros: Entre dois números inteiros quaisquer, o maior é aquele que está mais à direita na reta numérica.
Módulo de um número inteiro: Chama-se módulo de um número inteiro a distância ou afastamento desse número até o zero, na reta numérica. Representa-se o módulo por l x l.
Números inteiros opostos ou simétricos: Dois números inteiros que estão à mesma distância do zero (possuem módulos i-guais), mas situados em lados opostos na reta são chamados inteiros opostos ou simétricos.
Jogo 2: Tabela de Padrões
Perante a tabela de números apresentados descubra padrões:
-50
|
-49
|
-48
|
-47
|
-46
|
-45
|
-44
|
-43
|
-42
|
-41
|
-40
|
-39
|
-38
|
-37
|
-36
|
-35
|
-34
|
-33
|
-32
|
-31
|
-30
|
-29
|
-28
|
-27
|
-26
|
-25
|
-24
|
-23
|
-22
|
-21
|
-20
|
-19
|
-18
|
-17
|
-16
|
-15
|
-14
|
-13
|
-12
|
-11
|
-10
|
-9
|
-8
|
-7
|
-6
|
-5
|
-4
|
-3
|
-2
|
-1
|
0
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
Utilizando a investigação matemática os alunos devem ser instigados a fazer a correspondência existente entre os números das colunas, linhas e diagonais.
Espera-se que eles observem o seguinte:
- Linhas horizontais da esquerda para a direita: acrescenta-se (+1)
- Linhas horizontais da direita para a esquerda: diminui-se (-1)
- Linhas verticais de cima para baixo: acrescenta-se (+10)
- Linhas verticais de baixo para cima: diminui-se (-10)
- Diagonal principal: acrescenta-se (+11) ou diminui-se (-11)
- Diagonal secundaria: acrescenta-se (+9) ou diminui-se (-9)
A partir das colocações e descobertas feitas pelos alunos pode-se conceituar a soma e subtração de números inteiros:
• Para adicionar dois números inteiros com o mesmo sinal, soma-se os valores absolutos e mantém-se o sinal.
• Para adicionar dois números inteiros com sinais contrários, subtrai-se os valores absolutos e o sinal é o da parcela com maior valor absoluto.
• A soma de um número com zero é o próprio número.
• Para subtrair dois números inteiros, adiciona-se o primeiro ao simétrico do segundo: a – b = a + (-b).
Jogo 3: Círculo zero.
O objetivo consiste em colocar três números dentro de cada círculo de maneira que quando você somar esses três números o resultado seja zero.
Uma solução é:
Os jogos acima foram encontrados no link CLIQUE AQUI. Acesse para encontrar mais jogos e conferir a matéria por inteiro.