4/18/2016

Números Inteiros - Jogos


Jogo 1: Labirinto dos Padrões


Nesta atividade os alunos são estimulados a encontrar um caminho onde haja uma regra. O aluno parte da entrada e percorre até a saída trilhando um caminho por números que seguem uma regra.

Ex: Segue uma sequência de números pares; Segue uma sequência crescente; Segue dos múltiplos de 3. Entre outros.

Há diversas soluções para trilhar o caminho. Assim, ao final da atividade as soluções podem ser discutidas.


Aproveitando, pode-se explicar os conceitos de:

Comparação de números inteiros: Entre dois números inteiros quaisquer, o maior é aquele que está mais à direita na reta numérica.




Módulo de um número inteiro: Chama-se módulo de um número inteiro a distância ou afastamento desse número até o zero, na reta numérica. Representa-se o módulo por l x l.




Números inteiros opostos ou simétricos: Dois números inteiros que estão à mesma distância do zero (possuem módulos i-guais), mas situados em lados opostos na reta são chamados inteiros opostos ou simétricos.


Jogo 2: Tabela de Padrões


Perante a tabela de números apresentados descubra padrões:
     

-50
-49
-48
-47
-46
-45
-44
-43
-42
-41
-40
-39
-38
-37
-36
-35
-34
-33
-32
-31
-30
-29
-28
-27
-26
-25
-24
-23
-22
-21
-20
-19
-18
-17
-16
-15
-14
-13
-12
-11
-10
-9
-8
-7
-6
-5
-4
-3
-2
-1
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
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40
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46
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49

Utilizando a investigação matemática os alunos devem ser instigados a fazer a correspondência existente entre os números das colunas, linhas e diagonais.

Espera-se que eles observem o seguinte:

  • Linhas horizontais da esquerda para a direita: acrescenta-se (+1)
  • Linhas horizontais da direita para a esquerda: diminui-se (-1)
  • Linhas verticais de cima para baixo: acrescenta-se (+10)
  • Linhas verticais de baixo para cima: diminui-se (-10)
  • Diagonal principal: acrescenta-se (+11) ou diminui-se (-11)
  • Diagonal secundaria: acrescenta-se (+9) ou diminui-se (-9)

A partir das colocações e descobertas feitas pelos alunos pode-se conceituar a soma e subtração de números inteiros:


•    Para adicionar dois números inteiros com o mesmo sinal, soma-se os valores absolutos e mantém-se o sinal.
•    Para adicionar dois números inteiros com sinais contrários, subtrai-se os valores absolutos e o sinal é o da parcela com maior valor absoluto.
•    A soma de um número com zero é o próprio número.
•    Para subtrair dois números inteiros, adiciona-se o primeiro ao simétrico do segundo: a – b = a + (-b).


Jogo 3: Círculo zero.


O objetivo consiste em colocar três números dentro de cada círculo de maneira que quando você somar esses três números o resultado seja zero. 


Uma solução é:



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