4/17/2018

O FOSSO E O PÊNDULO


ESTRATÉGIAS: OPERAÇÕES E PENSAMENTO ALGÉBRICO

O ano é 1714. Você está em uma sombria prisão espanhola. Acorda e descobre que está amarrado por cordas a uma mesa. No escuro, ouve um som rítmico e sibilante – algo indo e vindo, indo e vindo. Finalmente, seus olhos se acostumam com a escuridão e você vê que a fonte do barulho é uma lâmina afiada no final de um pêndulo longo que está se movendo de um lado para outro, logo acima do seu corpo.
Com cada movimento, a lâmina desce mais um pouco – e chega mais perto de seu peito.
Você percebe quanto tempo se passa entre cada som: exatamente 7 segundos. E com cada som, a lâmina desce 1 cm. A última vez que ela passou estava apenas 15 cm acima do seu peito. Não vai demorar para que a lâmina corte-o ao meio.
Você deveria gritar pedindo socorro? Isso provavelmente chamaria a atenção de um guarda, que logo enfiaria uma espada em você e pronto.
Mas espere! Veja um rato perto do seu braço. Ele está roendo a corda que prende você à mesa. Na verdade, falta apenas um minuto para que ele consiga roer toda a corda. Quando ele fizer isso, você estará livre!
O rato vai conseguir roer a corda antes ou depois de a lâmina atravessar seu peito? Quando tempo exatamente você ainda tem?



CONSELHO DE EUCLIDES:
Você tem todas as informações que precisa para resolver o problema. Basicamente, trata-se de uma corrida entre o rato e o pêndulo.
1. Você sabe quanto tempo o rato vai levar para roer a corda.
2. Você sabe quanto tempo a lâmina precisa descer para chegar até o seu peito, quanto ela desce com cada movimento e quanto tempo é gasto entre cada vez que ela passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário